“NADA ACONTECE ATÉ QUE ALGUÉM VENDA ALGO.” (Parte 1)

A frase acima, escrita por Peter Drucker, não significa que a área de vendas de uma empresa é hierarquicamente superior que as outras. Sua intenção foi destacar a relevância da ‘função’ vendas. Sem dinheiro no caixa, nada acontece. A organização não precisa de contador, de administrador, de consultoria, de engenheiro, de colaboradores, porque, simplesmente, não terá utilidade para o mercado e sociedade.
Quando falo de negócios baseados em vendas consultivas, a questão fica mais sensível. Hoje apresentarei o primeiro de três problemas mais comuns enfrentados em vendas consultivas:

1- Dependência Comercial
Olhando o gráfico é possível identificar as consequências por estar na mão de poucos e representativos clientes:
– O PIOR cenário: neste quadrante nota-se o poder de barganha de grandes contas pressionando o negócio negativamente. Compradores exigirão cada vai mais sem, com isso, pagar adequadamente. É preciso ‘demitir’ esse perfil de cliente? Na maioria das vezes sim. No entanto, a estratégia equilibrada é aumentar a base com novas contas para ‘pulverizar’ seu impacto nos resultados.
Falarei mais no próximo post.
Enquanto isso, que tal ligar para aquele cliente inativo?

#veredasgestao #vendasconsultivas #okr #metas

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