Gestão caocêntrica

A gíria carioca ‘caô’ significa enrolação ou até mesmo mentira.
Lembro do jogador Vampeta, na época jogando pelo Flamengo: “eles fingem que pagam, eu finjo que jogo.” Caô em mão dupla.
Negócios não estão livres deste fenômeno.
Aliás, algumas empresas,culturalmente,são ‘caocêntricas’. Procuram ganhar tempo com clientes, fornecedores e colaboradores tornando processos mais complexos. Exato. Sob a mentira-verdadeira de melhorar a produtividade, acabam enrolando tudo.
O consultor e autor Yves Morieux destaca essa armadilha ao descrever que a questão trata de “menos atividades de agregação de valor, mais trabalho inútil sobre trabalho”.
Podemos perceber tal problema com a criação de novas camadas hierárquicas, funções, KPIs para todos os lados e etc. Diante da complexidade, a complicação substitui a simplicidade.
Porque ‘vende’ mais. Ganha holofotes. Gera mais horas de trabalho. Envolve mais pessoas.
Grupos serão criados para decidir a mudança de lugar de uma tomada de parede.
Enfim, a base do ‘caocentrismo’ encontra-se em criar mais explicações que soluções.

#okr #okrs #metas #gestao #agilidadeestrategica #veredasempresarial #estratégia #veredasgestao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *