Dados confiáveis sempre foram críticos para o pequeno varejo brasileiro. Afinal, “há 20 anos, olho o que entra e o que sai. E estou em pé.” O contexto mudou rápido. Por onde começar? Gestão à vista. Vamos elaborar. Métricas e Indicadores são questões diferentes e farão parte deste painel. E, nem toda métrica é um indicador, mas todo indicador é uma métrica. Ex.: Taxa de conversão é um indicador e a porcentagem de pessoas que entraram na loja x clientes que compraram são suas métricas.
Eu, William Nacif Jr, Erica Bianco, Cláudia Mourão e Marilú Rocha de Freitas, fizemos uma pesquisa e constatamos que muito é dito sobre indicadores e pouco sobre métricas, a base dos problemas. Concluímos também que esse ‘novo varejo’ precisa de um norte: Métricas de Marketing e Vendas, Liderança e pessoas, Finanças, PDV (ponto de vendas) e mix de produtos. E ressaltamos: métricas. Números ao alcance de todos e visíveis. Pois, entendemos gestão à vista como um quadro que comunica determinadas métricas para todos os colaboradores.
Vamos falar sobre isso, treinar, dialogar. Pois, o clima organizacional passa pela rotina de ouvir a equipe e buscar cooperação.
Enfim, todos precisam saber para onde o barco está indo.