O símbolo ‘N’ em matemática é usado para indicar um conjunto de números naturais não-nulos(0,1,2,3…).
Maurício Valadares, Fundação Dom Cabral, trouxe essa ideia para a necessidade de uma cultura de Estratégia “n.0”, que incorpora ondas ou ambientes de mudança (que não param) causando forte impacto em pessoas, negócios e resultados. O “n” representa essa intenção.
Os Posicionamentos são:
-Singulares: público muito exigente, poderoso em compras, com exigências e necessidades mais sofisticadas.
-Predominantes: mercado com expectativas e necessidades habituais como preços, disponibilidade, atenção, prazos de entrega, acessibilidade e serviços agregados.
-Pontuais: mercados mais restritos (foco), podendo preços mais baixos e maior comodidade;
-Complementares: benefícios para serviços terceirizados, assessorias e consultorias e de especializações notórias.
Qual(ais) é (são) o(s) posicionamento(s) da sua empresa?
Essa decisão será a base para Objetivos, Metas, KPIs, OKRs, BSC e etc.
Sem essa definição, as métricas ficarão ao sabor do vento, nunca do que é realmente prioritário.