‘ESTOU ME AFOGANDO AQUI E VOCÊ ESTÁ DESCREVENDO A ÁGUA.’

O personagem de Jack Nicholson em ‘As good as at gets’, citou a frase-título para apontar que seu novo amigo não o estava ajudando a resolver seu problema.
E isso ocorre em muitas organizações.
A incompetência e falta de experiência em encontrar a causa-raiz do problema (meta não alcançada), faz com que o tempo seja utilizado em discutir o que fazer, não no que resolver. Todos ficam descrevendo a água. E como tentar minimizar isso ?

1-Os cinco porquês da qualidade – para cada ‘afirmação’ da causa do problema pergunte ‘porque?’
Alguns especialistas de qualidade costumam dizer que:
No 1º porquê, temos um sintoma
No 2º porquê, temos uma desculpa
No 3º porquê, temos um culpado
No 4º porquê, temos uma causa
No 5º porquê, temos a causa raíz
Eu realmente acredito que a causa raiz pode surgir antes.

2- FCA – Fato, Causa e Ação – esse método ajuda na formulação da ação corretiva.
Fato: descrição numérica de um problema.
Causa: Explicações numéricas dos fatos que impediram o alcance das metas.
Ação: São as tarefas numéricas (metas de melhoria, prazo, etc) para solucionar (ou melhorar) as causas identificadas.

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