Existe um relação causa-efeito entre complexidade e complicação. A segunda ocorre quando não sabemos lidar bem com a primeira. Essa reação reduz a produtividade e desempenho da empresa porque sobrecarregamos pessoas com tarefas que não agregam valor.
Um problema que também impacta a formulação de estratégias e, não por acaso, desmotiva os envolvidos. Organizações que não identificam o prioritário e comunicam mal o próximo passo, estão dirigindo um carro pelo retrovisor.
Algumas questões:
-O OKR (objetivo e resultado-chave), funciona como um gps nestes casos;
-A falta de produtividade e motivação é responsabilidade da equipe ou é fruto de decisão topdown que complica a operação?
Exemplos: Sempre um procedimento diferente, novo nível hierárquico e/ou indicadores que medem somente tarefas.
-O ‘core business’, frequentemente, passou a ser o fazer, desfazer e refazer?
Aliás, quantos relatórios e reuniões você se envolveu durante a semana, que serviram ou para roubar seu tempo e/ou para descansar um pouco do trabalho e esticar as pernas?
#veredasgestao #okrs #okr #metas #estrategia #vendasb2b #gestão #agilidadeestratégica #complexidade