“GESTÃO QUE SÓ ENXERGA CUSTO OU RECEITA”


Recentemente ouvi essa frase com total confiança do orador: “Para mim, iniciativas ou geram custos ou receitas. Tomo minhas decisões assim.” Foi em um programa de TV.
Essa é , sem dúvida , uma visão de gestão que pode ser fatal ao negócio: não diferenciar processo de procedimento.
Clayton Kristensen em seu livro “o dilema da inovação” aborda a questão da seguinte maneira : “hoje não existe nenhum fabricante de fralda de pano liderando o mercado de fraldas descartáveis”.
Isso aconteceu porque os negócios tinham a visão custo x receita. Não perceberam que inovar leva tempo(um processo) e que no curto prazo, a luz da contabilidade, será uma despesa com uma previsão de receita ruim. Pensando assim , disseram não ao aporte financeiro para desenvolvimento de fraldas descartáveis.
A HP fez diferente e construiu uma fábrica de impressoras jato de tinta quando o mercado era de equipamentos a laser. Perceberam o potencial, ainda que a projeção financeira não fosse otimista no médio prazo.
O orador citado, a cada ano, percebe a marca perdendo valor, reputação e clientes enquanto concorrentes voam.
É o contexto econômico? Produto e serviços ruins? Nada disso: é tomar decisões apenas sob a ótica financeira. E isso é dirigir olhando pelo retrovisor.
O problema é que o mercado não é GPS para avisar que a direção está errada.



#gestão #negócios #metas #okr #okrs #vendasconsultivas #vendasb2b #estrategiaempresarial #agilidadeestrategica #estratégia #veredasgestao#kpi #kpis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *