Quer melhorar metas e indicadores? A qualidade da execução? Desafie seu modelo de negócio.
Tudo é feito por esta visão de futuro. Uma obsessão que gera a ‘cegueira por desatenção.’ Uma recepção seletiva que, quanto mais o foco está centrado em uma coisa, maior será a possibilidade de percebê-la e, menor será a chance de notar outras informações.
OKR- objectives and key results – não começam com implantação de software. Balanced scorecard idem. Gestão de KPIs e CRM de Vendas também.
Parafraseando Theodore Levitt, estamos lidando com ‘miopia corporativa’: Manter o jeito antigo de perceber o negócio e implementar ferramentas (digitais ou não), pensando que isso impactará de maneira significativa a empresa.
Assim, antes de implantar novas tecnologias pense:
1- Revisei o modelo de negócio, tornando-o mais flexível à oportunidades e riscos?
2- O novo caminho é inspirador, claro e mensurável?
3- Estamos prontos para experimentar, testar e testar estratégias emergentes?
No esforço de eliminar a incerteza estamos embrulhando para presente o que somos hoje.
Daqui há alguns anos, abrirão um pacote com a mesma coisa de sempre. Agora, na nuvem.
Imagem: Mr. magoo, United Productions of America , 1949.