Resgatando excelente estudo Babson college, (cito Daniel Isenberg e Vincent (Vini) Onyemah ), neste momento em que negócios precisam revisar suas estratégias, se faz necessário diferenciar o que é e o que não é estrategia empresarial, Começando pelo que não é:
• Uma meta, aspiração ou visão do que queremos ser:
– “seremos o nº 1 ou nº 2 em nossos mercados”;
– “ser o líder nacional ou regional em …”
• Missão ou propósito
– 3M: para resolver problemas não resolvidos de forma inovadora;
– Mary Kay: para dar oportunidades ilimitadas às mulheres;
– Merck: para preservar e melhorar a vida humana;
• Valores
– Disney: “sem cinismo… Criatividade, sonhos e imaginação”;
• Plano de guerra ou batalha
– Competição, ao contrário de uma guerra / batalha, não trata sobre derrotar inimigos.
Resgato interessante diálogo da animação Pink e o Cérebro, pertinente ao texto:
“Pink: o que o que você quer fazer esta noite?
Cérebro: A mesma coisa que fazemos todas as noites, pink, tentar conquistar o mundo.”
E eles nunca conseguiram.
Amanhã continuarei com “O que é estratégia?”
Imagem: série de desenho animado “Pink and the brain”, Tom Ruegger, 1995.
#veredasgestao #okr #aceleracaob2b #vendasconsultivas #metas