CONFLITO DE CANAIS DE VENDAS

Certo dia você percebe que utilizando intermediários(representantes, marketplaces, distribuidores, atacadistas, varejistas) o crescimento será acelerado e custos fixos menores. E, por outro lado, notará que:
-seu preço chegará maior ao consumidor final;
-sua margem será menor;
– e sem gestão, a informação do cliente ficará com o intermediário.

Assim, você transforma seu site em e-commerce, ativa inside sales(vendas por telefone, WhatsApp e afins) e utiliza social selling(redes sociais).
Seu telefone tocará. Os intermediários começarão a cancelar pedidos. Afinal, você se tornou concorrente deles. Conclusões:
– é preciso definir um canal prioritário com uma política comercial base;
-Essa venda tem como objetivo contribuir com a alavancagem operacional (pagar custos fixos);
-e que política comercial se refere a canal, posicionamento, preço, forma de pagamento, prazo, estratégia de produto (amplitude x profundidade), frete, descontos e comissionamento;

Desintermediação não é proibido. Pode ser sua estratégia de médio/longo prazo.
O que não é bom, é ‘canibalizar’ tudo sem perceber que valor é construído com o tripé: empresa, cliente e fornecedor (insumos e intermediários).

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