10 MITOS QUE SÓ ATRAPALHAM A GESTÃO

1- “Criatividade é 10% de inspiração e 90% de transpiração”: Você pode usar 90% de transpiração no caminho errado. Imaginação faz a diferença. Imaginação direciona, contribui com o planejamento. Destaca o resultado esperado.

2- “Organizações devem focar lucro”: O objetivo das organizações é gerar riqueza. Focar somente o lucro fez e faz muitas marcas dilapidarem seus ativos.

3- “Não ter dívidas é o segredo”: Existem duas questões importantes aqui. A primeira é que no Brasil se endividar é “pecado”. A segunda, sem análise de investimentos, essa frase não deve ser levada a sério.

4- “Empresa que não inovar morrerá”: O problema da Kodak não foi falta de inovação, mas não perceber o que era crítico em seu setor. Inovação é meio, não fim. Atenção aos modismos.

5- “Querer é poder”: Sem comentários.

6- “O cliente tem sempre razão”: Empresas realizam pesquisas para entender o que o cliente deseja. Não para fazer o que ele quer.

7- “Para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve”: Pesquisa do jornalista Paul B. Brown, FORBES, identificou que 100% das empresas acabaram por fazer algo totalmente diferente do que estava escrito em seu plano de negócios. Elas não sabiam para onde ir ou mudaram o destino durante o caminho? Henry Mintzberg também aborda a questão na teoria da estratégia emergente.

8- “Ter paixão pelo que faz é tudo”: Sem uma remuneração justa, clima organizacional adequado e uma rotina definida, a paixão vai embora.

9- “A primeira impressão é a que fica”: Clientes são mais fiéis a marcas que apresentam problemas e resolvem rapidamente do que aquelas que nunca dão problema. Christian Grönroos, acadêmico finlandês focado em serviços e marketing de relacionamento, confirma a hipótese em seus estudos.

10- “Empresário precisa sair da operação”: Quem fala isso nunca viu uma empresa funcionando em um contexto adverso. Empresário ou empresária, tomador de decisão, é acima é acima de tudo um(a) agente de mudanças. Só estando presente para cumprir essa tarefa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *